Software pirata é um doença silenciosa e provoca atrasos na modernização dos Sistemas.
Software proprietário não é o remédio contra essa terrível doença chamada de “Aceitação”.
A solução e Cura é o transplante da mentalidade da preguiça, medo do novo e conformismo.
Por uma cultura de valorizar nossas faculdades de tecnologia e nossos profissionais de TI
Poucas empresas adquirirem máquinas de grandes empresas como IBM, HP, etc, que já vêm com software proprietário legalmente pré-instalado. É mais comum micro e pequenas empresas adquirirem máquinas que são montadas por vendedores em que o software instalado não é um software proprietário licenciado. Pior ainda, alguns empresários até desconhecem que alguns softwares precisam de licença.
Estes empresários se esquecem que esses softwares são considerados um produto, portanto, é necessário dispor com os custos de aquisição. Essas licenças quando adquiridas legalmente limitam o software a apenas a um número determinado de máquinas. Se houver a necessidade de que quantidade de máquinas que usam um determinado software proprietário seja ampliada, haverá também a necessidade de se adquirir mais licenças, resultando em mais custos.
O dinheiro investido nas licenças de softwares proprietários poderia ser usado para investir na própria empresa. Uma vez que o ângulo financeiro de uma micro e pequena empresa é instável, e uma diminuição de gastos é essencial para esse tipo de empreendimento.
Quando uma empresa adquire um software proprietário ela fica presa à empresa que o desenvolveu, porque o software que ela adquiriu com o passar do tempo vai precisar ser atualizado, e somente a empresa desenvolvedora poderá fornece atualizações, sendo que esta pode cobrar pelas atualizações. Gerando assim mais custos e eventualmente pode haver incompatibilidades com versões antigas.
O Software Livre nas Micro e Pequenas Empresas
O software livre já alcançou a maturidade técnica e praticidade para ser usado em desktops de micro e pequenas empresas. A combinação Linux e OpenOffice já pode substituir o Windows e Office, basta apenas um pouco de treinamento para se acostumar com a ferramenta. O OpenOffice ainda oferece compatibilidade com os principais arquivos do Office da Microsoft.
No requisito de facilidade de uso o software livre está se igualando. Já existem distribuições Linux, (ex: Mandriva, Kurumin, Ubuntu, etc.), que qualquer pessoa que seja capaz de instalar e configurar o Windows, também seja capaz de instalar e configurar essas distribuições.
Os sistemas de comerciais (que estão presente na maioria das micro e pequenas empresas) desenvolvidos em Delphi e Interbase, podem ser perfeitamente substituídos por outras tecnologias, como Java e PostGreSQL.
O suporte técnico de um software livre é eficiente e gratuito, devido a inúmeros sites espalhados pela internet contendo artigos, manuais, fóruns, comunidades, etc. Com isso, irá beneficiar pessoas que não tenham condição de dispor de um suporte técnico, e poderão com o passar do tempo, aprender com os usuários mais experientes a dar suporte a si mesmas.
Dessa forma, ocorrerá a troca de conhecimento entre os usuários, que mutuamente trocarão experiências e conhecimentos.
Leia mais em: Sobre o uso de Software Livre nas Micro e Pequenas Empresa no Brasil http://www.devmedia.com.br/sobre-o-uso-de-software-livre-nas-micro-e-pequenas-empresa-no-brasil/10615#ixzz2gCw6Fvdl
http://konlinux.com – Conhecimento é um bem da humanidade. Free Software Solutions.