Quem não é surdo fisicamente e não é cego fisicamente, também não entende a razão dos esforços para desenvolvimento de Metodologias e
materias de ensino para essa camada de pessoas.
Partimos do princípio de que todos são iguais, que as oportunidades devem ser iguais e estarem diponíveis a quem se propuser a aprender, se
uma pessoa que não é Surda e a pessoa que não é cega deve conhecer o mundo e as filosofias e por isso deve saber ler bem e escrever bem,
qual seria a mágica de excluir os surdos e os cegos? Algumas questões incomodam os que estão e querem continuar na zona de conforto.
Se uma pessoa disser, por que iria me preocupar com os Surdos, ou com os Cegos? A resposta é simples: Trabalhar nessa direção de buscar
soluções ou aprender a lidar com materiais, programas, politicas inclusivas é questão de decisão, assim como muitos surdos não se dedicam
aos estudos. Tudo parte das escolhas que fazemos e das responsabilidades que assiminos.
Quer ser um ponto de apoio aos que buscam e necessitam? O custo é alto em tempo para os estudos mas a compensação não tem preço, pois abrir
uma porta em muros imaginados intransponíveis é algo que somente quem faz sabe o valor!
Surdos e os cegos não são inválidos, não são incapazes, simplesmente são pessoas, tecnologias e materias para alfabetização e letramento já existem, nossa tarefa é buscar e encontrar aquela que atenda cada caso. Vale muito a pena.
SBC:21.314- Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade – Quem não aprende a ler e a escrever distancia-se das grandes oportunidades!