Frente à indagação sobre a aprendizagem e o ensino em relação às pessoas surdas. Temos a experiência de que o celular prontamente resolve o quesito comunicação.
O ler e o escrever, é sim um item que merece nosso reconhecimento ao profissionais do ensino, porque é grande a falta de material didático e a falta de metodologia que didaticamente atenda esse público.
A pedagogia, quando a criança surda é levada à escola, depende muito do/a professor/a, em razão da falta de programas e ferramental destinado a esse público. O aluno surdo que consegue ler, escrever, interpretar textos, e compor, deve ser eternamente grato a seus mestres.
Na área técnica, o problema da falta de material e metodologia é igualmente escassa, mas a Andragogia é bem democrática, compartilha o conhecimento, não apenas transmite e o estudante assimila.
Na Andragogia, o professor é coautor do conhecimento, o que ajuda muito no desenvolvimento dos cursos e treinamentos, com excelentes resultados e satisfação dos participantes.
SBC:21.314 – Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade!