Projeto 01 Lorena. Projeto 02 Guaratinguetá


Projeto 01. – Treinamentos Profissionalizantes – Educação não formal.

I. – Curso de Idiomas: Inglês e Espanhol – Niveis I, II, III.Leitura, estrutura gramatical, redação, composição, tradução e interpretação.

II. -Curso de Informática – acesso, manuseio de documentos, segurança de redes, introdução à linguagem de programação, interpretação de gráficos, visão geral da Tecnologia da Informação, introdução ao sistema ERP.

III- Educação para o trabalho formal como empregado, e trabalho formal como empreendedor de Web Business. Noções gerais sobre planejamento e estrutura dos negócios via internet.

IV- Preparação para formatura da primeira turma de treinando 2011. Com data prevista de 20 a 30 de novembro de 2011.

O projeto tem a visão de auto sustentabilidade, com a missão de preparar o interessado na estruturação de uma carreira profissional e independência economica gerando prazer na realização profissional e incentivando a auto determinação própria de cada pessoa..

57 comments on “Projeto 01 Lorena. Projeto 02 Guaratinguetá

  1. Para acompanhar esses aprendizes audaciosos da geração digital, o professor também tem que mudar seu perfil e sua prática pedagógica. O mestre agora precisa ser um pesquisador virtual.

    “A educação é colocada diante de um novo desafio, face ao acelerado processo de informação da sociedade que é a introdução do computador na escola.”(AMARAL, 1984 apud LA TAILLE, 1990, P. 80)

    Like

  2. ENSINO E APRENDIZAGEM!

    Quando o aluno está na sala de aula, seja em no primeiro, no secundário ou na universidades, esse aluno dificilmente está ali munido de necessidade, desejo, prazer e entusiasmo. Tudo o que o professor precisa fazer nesses novos tempos é dedicar-se a conhecer a cada um, antes de iniciar a aula, para conhecer um pouco da bagagem que cada aluno traz, qual é a sua história, quais são os seus sonhos.

    O segundo passo é ter em mente que nos primeiros dias de aula, o aluno é um observador, a sua aprendizagem é passiva. Não há retorno algum, no caso de lhe formular perguntas ou pedir resposta.

    No segundo momento, a aprendizagem se fará pela certeza e segurança que o aluno vai adquirindo, a certeza de que não vai ser exposto frente a seus colegas, que não será exigido a dar respostas corretas sobre o que ja tenha sido estudado. E o mais interessante a se observar, que a sala inteira é uma só personagem. Medo e incertezas, vergonha, e desejo de mostrar que é o mais inteligente fazem parte no pensamento de todos ali.

    Por isso, a participação do aluno aos trabalhos em conjunto, deve ser sempre muito valorizada, o aluno sendo um co-autor, o professor conseguirá transmitir o conhecimento proposto.

    Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade, bem como não há metodologia perfeita.

    Like

  3. TREINAR OU EDUCAR?

    A educação é considerada elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na Aprendizagem, Informação e por fim Conhecimento.

    Educar é muito mais que treinar pessoas. Consiste fundamentalmente no investimento da formação de competências que possibilitem desenvolver de forma efetiva o aperfeiçoamento do caráter. Pois quando a preocupação é somente educar para produção de bens e serviços, Essa preocupação é e deve ser do empresário, dos mega-negócios e não da pessoa. Educar-se, somente para conseguir um emprego, é como adquirir algo, somente porque todo mundo tem. E o valor pessoal onde fica? Como conhecer a si mesmo se não receber educação adequada? Tomar decisões e utilizar as mídias de maneira criativa, no auxílio de tarefas rotineiras ou complexas. Consiste também na formação de pessoas para “aprender a aprender”.

    O surgimento do computador e de novas tecnologias de comunicação e informação contribui para transformar a educação. O computador trouxe um benefício substancial, que consiste na capacidade de processamento numérico e de processamento simbólico e lógico.

    A terceira utilização é como ferramenta de comunicação. Nesta terceira forma, existem duas características: primeiro, utilização em comunicação, para desenvolvimento da interação multimídia e a instrumentação, característica que consiste na interação de diversos dispositivos físicos, fornecendo variabilidade para interação por meio de imagens, sons, controle e comando de ações.

    A segunda é a interligação de computadores e pessoas em locais geograficamente distantes, possibilitando a abertura para o espaço e tempo entre educadores e educandos.

    Essas novas tecnologias permitem o desenvolvimento e a construção interdisciplinar de informações geradas individualmente ou em grupos por parte dos interessados, além de fomentar e incentivar o desenvolvimento de projetos colaborativos, passando ou assumindo o desejo de trabalhar com o outro e não contra o outro. Pois, quando conhecemos a nós mesmos, conhecemos o outro.

    Os desejos e as necessidades não podem, e não devem, resumir-se em consumismo, o consumo é algo digno, é o reflexo do sucesso de cada um, mas para consumir, é importante que tenha sido algo planejado e não a qualquer custo. Todas as pessoas, sejam elas de origem intelectual ou leiga, letrada ou analfabeta, tem em casa uma familia à sua espera. A familia é o elo mais forte de uma sociedade, e a luta pela sobrevivência não é de um único membro da familia, a preocupação deve ser de todos os membros dessa família. Uma nação é a soma de todas as famílias, logo, a nação é uma grande família. E, seu eu não gosto de política, logo, todos podem entender que não amo a minha pátria, pois se é a minha família, eu a quero bem administrada.

    Os governos, em todos os níveis, são o reflexo da nossa existência, são membros da nossa grande família. Posso não ter cargo eletivo, mas tenho que ser um político, pois se os governos são de nossa família, somos a própria nação.

    Vamos trabalhar uns com os outros e não uns contra os outros!
    Darcy

    Like

  4. Fonte: Colegio.web
    1. Receita para o texto dissertativo

    Como começar?

    Primeiramente é preciso ter conhecimento sobre o tema, e em seguida é preciso transformar tal conhecimento numa pergunta, na qual a sua resposta dará origem às idéias. Faça uma reflexão sobre o assunto. Elabore um rascunho, planejando o conteúdo e organizando as idéias.

    Como discutir?

    Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão.

    Como argumentar?

    Cada parágrafo argumentativo deve expor adequadamente uma idéia-central, através dos exemplos, juízos, evidências, relações de causa e conseqüência.

    Como concluir?

    Para a conclusão, siga de forma coerente com a discussão: elabore uma síntese do conteúdo discutido, retome o posicionamento da tese ou atribuir uma perspectiva ou solução para o problema.

    Para se fazer uma boa dissertação é muito importante:

    – Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido;

    – Ter conhecimento do tema que irá desenvolver;

    – Fazer um rascunho antes de começar a escrever o texto original;

    – Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural.

    – Manter o máximo de clareza no que está escrevendo;

    – Todo texto dissertativo deve apresentar: parágrafo introdutório (tese), desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.

    – Evitar construir frases embromatórias. Certifique-se de que todas as palavras que constituem a frase são fundamentais.

    – Evitar o uso de palavras abreviadas, do etc., da palavra “coisa”, e de gírias.

    Like

  5. CONHECIMENTO É DE VALOR INCALCULÁVEL!

    Conhecimento é fruto de um processo de pesquisas no campo das informações.

    Informação é transmitida a todo momento, em várias direções, em formatos variáveis, em volume e densidade imprevisíveis.

    Os frutos produzidos pelo conhecimento terão sabor que reflete o seu detentor, portanto conclui-se que bons ou maus frutos podem existir.

    APRENDIZAGEM É UM PROCESSO CONTÍNUO.
    Conhecimento é um produto
    01- Quem ouve esquece.
    02- Quem vê lembra
    03- Quem faz aprende.

    Devemos ter a capacidade de:
    Gerir o conhecimento da aprendizagem contínua.
    Manter o conhecimento tácito.
    Usar o conhecimento explicitamente.

    Para conquistar um bom nível de conhecimento devemos seguir os seguintes passos:

    a- Interiorizar o que se deseja aprender.
    b- Assimilar a aprendizagem, o assunto em estudos.
    c- Automatizar a verbalização do assunto, o manuseio do assunto na construção do conhecimento.

    a- Aprendizagem passiva, sem esforço, apenas pela aceitação.
    b- Aprendizagem ativa, com algum esforço para demonstrar assimilação.
    c- Aprendizagem contestativa, usando o processo de automatização do conhecimento adquirido.

    Para concluir o cíclo da aprendizagem com elevado grau de segurança:
    Dominar o pensamento, alinhar o pensamento, disseminar o pensamento.

    Disciplina e Esforço formam a base de uma aprendizagem perfeita e domínio do Conhecimento.
    Conhecimento é um Bem da Humanidade.
    Conhecimento,não tem dono, é um direito de todos.

    Like

  6. Aprender a Aprender

    As relações de ensino e aprendizagem são tão antigas quanto a
    própria humanidade e ao longo da história foram adquirindo cada vez mais
    importância em dada situação. Porém, o ensino não é restrito à sala de aula e nem a escola o único lugar onde a educação acontece, ou a única fonte de aprendizagem.

    Para ser uma situação de ensino e aprendizagem, de acordo com Piletti (1997), basta que se tenha uma atitude científica diante da realidade e esta postura é a geradora do progresso tecnológico e educacional.

    Conhecimento é produto de uma aprendizagem contínua.

    Darcy

    Like

    • A VIDA É A ETERNA ESCOLA – VAMOS VIVENDO E APRENDENDO.
       
      Erasmo Casella esclarece que a idéia é somar os conhecimentos em educação, aprendizado, economia e ciência neurocognitiva e elaborar programas de políticas educacionais, aplicar pesquisas e eventualmente sugerir estratégias diferentes de ensino. “Mas sempre visando a aplicação prática, que diz respeito aos alunos e à escola, envolvendo o professor.”
      Fonte: site abc

      Like

  7. TV objetivos próprios, Telespectadores sem opções.

    TV como empresa cumpre a sua missão, faturar, faturar cada vez mais, estar no primeiro lugar nas pesquisas. Esse primeiro lugar representa prestígio, e pela sua lógica, pode cobrar mais caro o minuto de comercial. Até ai tudo bem. O que não está correto, de modo algum, é dirigir todos os esforços ao seu próprio umbigo.

    O consumidor dos produtos da TV são e devem ser a sua principal razão. Mas o que se vê, simplesmente são programas que, segundo seus diretores, trarão retornos enormes à empresa e com isso garantem o seu gigantismo ou a sua perpetuação. O consumidor, nesse caso, não tem opções de programas culturais, programas que humanizem, que valorizem a vida, valorizem os relacionamentos. Os empresários de TVs ,em sua maioria apresentam somente, programas que mostram lucro fácil, sucesso, fama a qualquer preço, fama e fortuna. Tais programas promovem a destruição de vidas, desagregação e destruição do indivíduo.

    Aos domingos, ao ver os programas de TV ou o que é televisionado, chega-se à impressão de que todos os jovens são de classe média alta, que há possibilidades para todos os telespectadores que desejarem esportes caros, viagens, roupas caras, sucesso como atletas em todas as modalidades. O jovem que vê essa fantasia, terá somente duas alternativas, jogar com a sorte e alimentar o sonho de ser também um vitorioso em algum desses impressionantes caminhos caros, inatíngíveis para um ser humano pobre, de origem humilde, e/ou tomar o caminho da depressão, dando a sí mesmo o atestado de infeliz e sem sorte. Bem, a partir daí é o que vemos nas cidades, um verdadeiro depósito de lixo humano. Chegando ao ponto de fazerem leis que não punem nem reeducam, pois não há mais espaço e nem políticas públicas garantam recuperação e redirecionamento para vidas já desagregadas.

    TV paga, essa também, não tem metas de variar seus programas, ali é possível mudar de canal mas a história se repete, é lixo e mais lixo, com algumas exceções. Os programas são bem eleborados, tem alta qualidade, mas não há preocupação com o conteúdo, o negócio é vender.

    O Brasil tem: ótimas Universidades, públicas e particulares, tecnologia de ponta em várias áreas, um mercado promissor, uma posição estratégica na América do Sul e por ter optado por ser um país laico, não há conflitos religiosos e isso faz do país uma oportunidade de se desenvolver e garantir uma democracia, na sua essência. pois uma democracia se caracteriza por oportunidades e garantias dos direitos individuais, onde o cidadão deve, sempre conhecer os seus direitos e suas obrigações. Mas, essa característica grandiosa que o Brasil tem, não é mostrada na TV. E é esse descaso que deve ser combatido, para que a TV seja parte integrante e digna do seu lugar, como elo de ligação ente o mercado econômico e a paz social, Direitos e Obrigações observados por todos. Apregoar o Ser e não somente o Ter.

    Darcy

    Like

  8. Processo de desenvolvimento
    A metodologia de ensino-aprendizagem e de avaliação são vitais para
    o sucesso de aprendizagem. O desenvolvimento de uma metodologia
    pedagógica que tenha como objetivo repensar o papel do professor e do aluno
    no processo de ensinar e aprender deve ser constantemente revisado e
    atualizado.

    Para que o processo de ensino-aprendizagem, bem como o de
    avaliação, seja eficaz deve-se levar em consideração o processo de reflexão
    sobre as experiências individuais de cada participante juntamente com a
    abordagem teórica das metodologias pedagógicas, as quais conduzirão ao
    autodesenvolvimento, à aprendizagem colaborativa e às aulas com maior
    interação entre professor e alunos. (Moura et al, 2001).

    Mas, o que é imperativo nos dias de hoje em que predomina a educação
    permanente e a renovação incessante do conhecimento não é somente
    aprender, mas sim aprender a aprender, Piaget (1975).

    No ensino ativo, segundo Pinheiro e Gonçalves (2001), o professor
    atua como incentivador e orientador da aprendizagem, favorecendo a
    participação dos alunos. É estimulado a observar, experimentar, criar e
    executar, desenvolvendo desta forma capacidade crítica e reflexiva.

    No desenvolvimento da disciplina, a prática pedagógica tem metas definidas e expressamdiferentes níveis de desempenho: capacidade de análise, síntese, relação, comparação e avaliação. (Jonassen, 1999; Wolff, 2001).

    Darcy -Estudane de TI – Ceuclar Centro Universitário Claretiano

    Like

  9. ADJEKTIVDEKLINATION OHNE ARTIKEL.

    Nominativ – alter Wein, rotes Licht, gute Luft. Plural- fleißige Kinder.

    Akkusativ- alten Wein, rotes Licht, gute Luft . Plural – fleißige Kinder

    Dativ – altem Wein, rotem Licht, guter Luft. Plural – fleißigen Kindern

    Genitiv – alten Weines, roten Lichtes, guter Luft. Plural – fleißiger Kinder

    Como vimos, os monossílabos acrescenta es, no caso Genitiv. (Wein/Weines) (Licht/Lichtes)

    Bis bald.
    Vielen Dank dafür.

    Stark – man muß nicht versprechen, aber was man verspricht, muß man halten.

    Like

  10. Teoria e Prática – Qual a implicação entre ambas?

    Nada é tão boa prática quanto um boa teoria – Nothing is so good practical as a good theory – ( Van De Ven, 1989).

    Se dissermos que a sensação de medo provoca doenças. Essa teoria não pode ser aceita porque não apresenta fundamentos.

    Quando comprovado em exames clínicos que o indivíduo com medo tem a pressão arterial alterada, e que a pressão arterial, se não controlada, altera todo o metabolismo e por essa razão, o indivíduo pode apresentar algumas patologias que não apresentava antes do evento em questão, o medo. Este pode ser um fundamento aceitável para a teoria ” medo provoca doenças”.

    Teoria e prática se completam, essa é a implicação de que uma sem a outra não pode ser aceita.

    Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade.

    Like

  11. CURIOSIDADE!

    Quando foi editado e lançado o primeiro Novo Testamento?

    A primeira edição impressa do Novo Testamento em grego foi publicada por incumbência do cardeal Ximenez em Alcala (em latim, Complutum). Ela foi preparada em 1502 por eruditos espanhóis. Essa edição era trilíngüe no texto hebraico (hebraico, a Vulgata e a Septuaginta) e bilíngüe no texto grego (o texto grego e o texto latino). Por esta razão, a edição se chama Poliglota Complutense, sua edição é de 1514 — porém não foi divulgada publicamente, pois aguardava a aprovação eclesiástica.
    A primeira edição impressa disponível para o público foi realizada por Erasmo de Rotterdam (1469-1536). Um editor da Basiléia, sabendo da edição espanhola, encomendou a Erasmo uma edição grega. Erasmo a preparou às pressas em 1515, publicando-a em 1516. Para a edição, Erasmo utilizou apenas os manuscritos minúsculos do século XII e traduziu do latim para o grego o texto do Apocalipse, ausente dos manuscritos disponíveis. O texto de Erasmo foi base para Lutero elaborar a edição alemã da Bíblia, particularmente a segunda edição de 1519.

    http://konlinux.com.br- fundada em 2002 – Conhecimento é um bem da humanidade.

    Like

  12. PROFESSOR, EDUCADOR, TUTOR, AUTOR, MESTRE DO SABER!

    Ah, se pudéssemos homenagear esse profissional! Seria de bom grado que lhe déssemos bons remos para que continuasse a remar, que lhe fosse concedido a posse do barco para dele se apossar. Ah! se todo reconhecimento que lhe é devido, lhe fosse outorgado.

    Quem será doutor? Quem será mestre? Quem será cientista se não houver um professor?

    Quem será um grande diretor-presidente de uma grande empresa, se acaso não houver professores?

    Não podemos continuar a crescer do modo como vamos crescendo, porque isto não é crecer, mas dissolver-nos. Precisamos voltar à idéia de que há passos e etapas, cronologicamente inevitáveis, para qualquer progresso. Assim é que não podemos fazer escolas sem professores, seja lá qual for o nível das mesmas, e, muito menos, ante a falta de professores, improvisar, sem recorrer a elementos de um outro meio, escolas para o preparo de tais professores. Depois, não podemos fazer escolas sem livros. E tudo isto estamos fazendo, invertendo, de modo singular, a marcha natural das coisas. Como não temos escolas secundárias, por nos faltarm professores, multicamos as faculdades de filosofia, para as qais,como é evidente, ainda será mais frisante a falta de professores capazes. Se não podemos fazer o menos, como havemos de tentar o mais? Para restabelecer o domínio deste elementar bom-senso, em momento como o atual, em que a complexidade das mudanças impede e perturba a visão são necessários estudos cuidadosos e impessoais.

    Like

  13. WEB SEMÂNTICA! OU WEB 3.0

    A Web Semântica é nada mais nada menos, que uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. As máquinas nos ajudarão em tarefas que hoje fazemos manualmente.

    Imagine a situação abaixo e entenda melhor:
    Você precisa fazer uma viagem as pressas para a Tailândia, então você pede ao computador encontrar uma companhia aérea que siga as seguintes restrições: que tenha um voo para a manhã seguinte na classe econômica e seja a companhia com o preço mais barato.
    O computador, em poucos momentos lhe fornece o resultado da busca com a companhia que melhor se encaixa nas medidas impostas. Depois disso, você apenas tem o trabalho de reservar seu lugar.

    Like

  14. NORMAS DE PROCEDIMENTOS NA COMUNICAÇÃO POR E-MAIL.

    Ainda não há algo discutido, analisado, pesquisado e concluído. Mas a experiênicia nos dá algumas instruções.

    01- Quem se isola, quer ser isolado.
    Uma mensagem envida por email deve ser respondida dentro de no máximo uma semana, isso se a mensagem não for parte de uma interação, um elo de uma comunicação pré-estabelecida.

    02- O destinatário da mensagem já manifestou, em algum momento:
    a- a sua concordânicia para troca de mensagens? ( )sim, ( )não
    b- o destinatário sabe do que se trata? ( )sim, ( )não
    c- em dias recentes a comunicação fluia normalmente? ( )sim, ( )não

    03- Em qualquer uma das alternativas, se a resposta for (X)sim. Deve estar havendo algum impedimento que merece ser esclarecido, como férias, doença, viagem.

    04- Se confirmado que o destinatário não se enquadra em nenhum motivo para estar em silêncio, a resposta esse destinatário já deu. (Não quer manter contato). E agora? o que fazer?

    05- Caso se confirme e continue o silêncio, simplesmente a fila anda, e se esse destinatáirio entrar em contato, a decisão de congelamento deve ser revista, reavaliada se há motivo de ambas as partes para a continuidade da comunicação.

    06- Nenhuma mensagem deve ser enviada sem que o estinatário esteja de acordo, pois sem o prévio aceite, configura-se mensagem indesejada. É tão indesejado quanto uma visita que chega sem avisar, abre o portão e entra. Claro, que além de correr o risco de ter que lutar com um pitbull, pode ser considerado como invasor. esse mesmo conceito vale para comunicação virtual.

    07- Então, vamos olhar para o Cristo na Cruz, sem dizer uma só palavra mostrou ao mundo inteiro o que é o amor. O silêncio fala muito alto.

    Darcy – estudante de TI – CEUCLAR Centro Universtário Claretiano.

    Like

  15. A ESCOLA DESTE MILÊNIO.

    O professor é autor, O aluno co-autor. As disciplinas são obras de arte, a escola é o grande laboratório.

    Tal como numa linha de produção, o conhecimento vai sendo construido. O chamado fundão, isso mesmo, o fundo da sala já não mais deve existir. cadeiras em filas não tem mais sentido de ser.

    Se há uma Web Semântica, por que não nos engajarmos nessa teia, nessa rede mundial?

    O aluno pode sim, ser incentivado a pesquisar, a descobrir, a planejar, a projetar, a construir e tal como dizem os grandes pensadores. Onde está o teu tesouro ali estará o teu coração.

    Se o aluno, juntamente com o professor, constrói o conhecimento, maior interesse haverá em mantê-lo, implementá-lo.

    Por muitos anos, a oferta de empregos era bem menor do que a demanda, então esse foi o grande vilão da história, foi a falta de perspectiva que desemotivou a quase todos, tanto a escola quanto os alunos se sentiram perdidos, sem argumentos e tornou-se comum a pergunta: Para que estudar, tenho familiares graduados e desempregados. Agora os tempos começam a mudar.

    Há uma área que tende a crescer, que é a gestão do próprio empreendimento, e esse empreendimento exige conhecimento sólido, comprovadamente testado, e diferentemente das teorias organizacionais como fordismo e outros. O empreendedor, aquele que tem um projeto não mais será estimulado a ir para uma grande empresa como empregado, mas como um prestador de serviços, vendendo o seu conhecimento.

    Com esse crescimento, já se nota a falta do autor, falta de professor, porque com a desvalorização dessa profissão, as carreiras escolhidas são outras que não sala de aulas.

    Eis ai um grande motivo para nos levar à busca do conhecimento, há espaço para todos os profissionais do saber. As ofertas são muitas, autor, instrutor, consultor, palestrante, entre outras ofertas, o antigo título: Professor deu lugar a um profissional que causa inveja, é hora de mostrar essa mudança aos que agora estão nas salas de aulas, mostrar-lhes que o conhecimento é sim o maior patrimônio que se pode adquirir e fontes se multiplicam.

    Conhecimento é um bem da humanidade, Conhecimento é uma riqueza que merece ser levada em conta. O seu valor não é tangível, ou melhor, é incalculável.

    Darcy – estudante de TI – CEUCLAR – Centro Universitário Claretiano.

    Like

    • A análise da prática pedagógica tem demonstrado que só serão possíveis mudanças significativas na forma de se adquirir conhecimento, à medida que o professor tiver uma compreensão profunda da razão de ser da sua prática e uma clara opção política acerca do seu ato pedagógico.
      Embora muitos professores sintam que têm um papel importante na determinação de mudanças significativas no processo de ensino, frustam-se quando, na busca de alternativas, nem sempre conseguem bons resultados. Se na sua prática cotidiana o professor percebe que a metodologia adotada favorece apenas alguns alunos, em detrimento de outros ou da maioria, é preciso que ele compreenda e tenha claro o porquê disso, a que alunos este método favorece e porque os favorece. Sem essa compreensão, dificilmente conseguirá mudanças que levem a resultados significativos.

      Lembrando que adquirir conhecimento não depende somente do professor e do material didático em uso. O aluno deve ser levado em conta e deve ser chamado a participar, a pensar, a criar, e o professor/autor será melhor na sua tarefa quando se posicionar como tutor, e que, é o aluno sob a sua orientação que desenvolve as tarefas propostas, e isso somente é possível quando a entidade escola estiver enganjada no mesmo projeto.

      A Web Semãntica está à porta, abra e a deixe entrar na sala de aula. tudo vai ser transformado e para melhor.

      O professor não precisa ser expert em informática, há especialista, técnicos e engenheiros para oferecer o sistema, a obra é de todos. Um motorista não precisa ser engenheiro mecânico ou elétrico para conduzir o seu veículo, assim como o professor não precisa ser expert em TI para conduzir suas aulas via Web.

      Like

  16. PEOPLE GETTING OLDER – O POVO FICANDO MAIS VELHO.

    Veja a que ponto a crueldade do sistema capitalista chega!
    Have a look at as far as where the capitalism system goes to!

    Another Retailer Shuts Stores, Plans 3,000 Layoffs
    By Damian Ghigliotty
    Sales Machine dispels three myths about selling. In short, you don’t have to sell to everyone, especially “low-profit and bad-cultural-fit” clients.

    A máquina de vendas, desmistifica três mitos, em resumo: Não tem que vender para todos. Não tem que vender com margem de lucro baixa. Não tem que vender para clientes da faixa de baixo nível cultural.
    Enfim, tal estupidez dá preferência a demitir 3 000 pessoas e fechar vários postos de trabalho.

    A grande pergunta que fica entre a dúvida e a grande dúvida! O comunismo não tinha perdido força em função do uso da razão em lugar da emoção. O comunismo perdeu e o capitalismo não venceu. O que vai acontecer a partir de agora. Se havia dois únicos sistemas e ambos falharam, o que fazer agora?
    Onde está a terceira via? Será o socialismo que está se oferecendo como alternativa? Bem, como bons observadores, temos apenas que torcer para que a conta não venha estorquir o nosso bolso, já tão explorado.

    Como disse Descartes: “Penso, logo existo”.
    Mas esse valor extremo ao consciente, desvaloriza o ser, pois há tantas e tantas característica valiosas, que são semelhantes nos dois entes. No que pensa e no que não pensa. O sentimento humano não pode ser calculado em números, mas em respeito à vida. Quando conhecemos alguém rotulado de deficente intelectual, não fazemos a ele/ela qualquer pergunta porque não esperamos que tenha resposta. E quando nos perguntamos a nós mesmos e não temos respostas, somos deficientes intelectuais? Como vê, o mundo precisa mudar os conceitos e os pre-conceitos.
    Penso, Logo Existo é o princípio fundamental de toda a certeza racionalista. Para chegar ao ‘penso, logo existo’, Descartes utilizou-se da dúvida radical ou hiperbólica. Ele duvidou inicialmente de suas sensações como forma de conhecer o mundo, pois as sensações enganam sempre, duvidou posteriormente da realidade externa e da realidade dos seu corpo como forma de comprovar que o conhecimento certo, através do argumento do sonho, duvidou da certeza advinda das entidades matemáticas, através do argumento do gênio maligno, mas não teve como duvidar que estava duvidando.

    Eis aí a primeira certeza: duvido, logo existo, mas duvidar é um modo de pensar, então: ‘Penso, logo existo.’, que significa: penso, logo tenho consciência de mim mesmo, ou penso, logo sei, ou penso, logo tenho consciência, ou penso, logo sei algo certo.
    Porém, Shakespeare’s é o mais lúcido! To be or not to be? that’s the question!

    Gandhi é outro à frente do seu tempo: Se cada um se contentasse em ter somente o que lhe é necessário, não haveria fome na terra, nem ninguém morreria de inanição. Mas, temos outro agravante já em curso que é o envelhecimento da população. No primeiro momento é uma vitória da luta pela longevidade, em outro momento, os aposentados criaram outra indústria e geraram novos e glamorosos empregos. Em SP havia em 1970 apenas 3 faculdades para formar nutricionists, em 2010 há 150 unidades. Há o turismo geriátrico, design para roupas geriátricas, novas disciplinas de estudos na área da construção civil que são portas mais largas, corredores curtos e com corrimão, banheiros com pisos e lavabos asperos para evitar escorregões. Há massoterapia, fisioterapia, produção bio-macânica, e tudo isso mascara a realidade que bate à porta.
    Não está nascendo gente para repôr os que irão para o andar de cima dentro de 20 anos, e lá nesse momento, vão sobrar resorts, hospitais, escolas e muitos postos de trabalho não terão que os ocupe.

    Parece uma previsão catastrófica, mas é pura realidade, coisa essa que os políticos mantém em segrêdo de Estado para não gerar um pânico. Preferem trabalhar com o agora do que com o futuro, porém o futuro é agora e já chegou, que em 2012 possamos ler tais revelações como uma bela piada.

    Like

  17. SUJEITO EPISTÊMICO!
    Mesmo sem ser pedagogo, o cientista suíço Jean Piaget (1896-1980) foi um dos pensadores mais influentes da Educação. Sua atualidade e repercussão na sala de aula devem-se, principalmente, ao incessante trabalho em compreender como se desenvolve a inteligência humana. Entre estudos e pesquisas, que renderam mais de 20 mil páginas, um conceito perpassa toda a sua obra: a ideia do sujeito epistêmico. Segundo Piaget, esse “sujeito” expressa aspectos presentes em todas as pessoas. Suas características conferem a todos nós a possibilidade de construir conhecimento, desde o aprendizado das primeiras letras na alfabetização até a estruturação das mais sofisticadas teorias científicas.

    JEAN PIAGET (9 August 1896 – 16 September 1980) was a Swiss developmental psychologist known for his epistemological studies with children. His theory of cognitive development and epistemological view are together called “genetic epistemology”. Piaget placed great importance on the education of children. As the Director of the International Bureau of Education, he declared in 1934 that “only education is capable of saving our societies from possible collapse, whether violent, or graduado.

    Like

  18. Diz o ditado popular, que a necessidade obriga o sapo a pular.

    Os humanos fazem uso de uma ferramenta chamada de “INTELIGÊNCIA,

    A questão é: A inteligência pode ser medida? Representada em números?

    Durante grande parte dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligência era algo podia ser facilmente medida, determinada e comparada através de testes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obtinham os melhores resultados.
    Os psicólogos e pesquisadores começaram a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados medíocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismáticas. Mas como pessoas consideradas “burras” pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso ?

    Inteligência linguística
    As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

    Inteligência interpessoal
    Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

    Inteligência Intrapessoal
    É um tipo raro de inteligência, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais

    Like

  19. ANTÍTESE

    s.f. Retórica. Figura de ênfase estilística que consiste em aproximar palavras ou expressões de sentido contrário: punem-se os inocentes e premiam-se os culpados.
    Filosofia. Na dialética de Hegel é a segunda proposição de um sistema antinômico (dialético), oposta à primeira (tese): a síntese concilia a tese e a antítese.
    O contrário, o oposto: essa decoração é a antítese do bom gosto.

    Like

  20. A diferença entre equipe e grupo é bem clara.
    Um grupo tem interesses individuais que juntos adquirem força para alcançar o objetivo que esteja mais atingível e que satisfaça a qualquer componente do grupo.

    Uma equipe se compõe para alcançar um interesse comum e que para satisfazer esse interesse há a dependência de esforço intelectual, administrativo, habilidade gerencial que individualmente seria quase impossível de se materializar. Uma equipe busca a realização de um projeto, de um plano de desenvolvimento e metas claras. Uma equipe sabe que um plano pode e deve ser alterado, e, que os rumos podem ser replanejados até que se atinja a meta.

    Uma equipe elege o seu líder que nem sempre é o fundador da equipe, as habilidades de cada um se somam e realizam um projeto.

    Podemos afirmar que equipe tem projeto, tem meta, tem planejamento.

    Grupo tem interesses individuais e por isso ao alcançar o próprio objetivo, o antes parceiro na execução dessa tarefa, simplesmente abandona o grupo,

    Um exemplo grupo são os felinos, leões, cães, as gangs etc, se juntam e correm para alcançar uma presa, porém ao alcançar brigam e se degladiam para obter vantagens pela força, esse é o fim de um projeto que conta com um grupo para sua realização e não tem a felicidade ou a visão de montar uma equipe, onde a serenidade e o bom senso, aliados à inteligência, conhecimento e potencial conseguirá realizar um projeto, chegar à meta dentro de um planejamento.

    Darcy

    Like

  21. Os ensinamentos bíblicos são claros nos efeitos do trabalho em Equipe: Atos 2: 44 – 47.
    Capítulo 2, versos 44-47
    44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
    45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
    46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
    47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
    Uma equipe escolhe um lider e este pode lançar mão de ferramentas que venham a facilitar o caminho para a realização do projeto. Dentre esss ferramentas está IA-inteligência artificial.
    IA deve ser capaz de realizar três coisas.
    a) Armazenar conhecimento
    b) Aplicar o conhecimento armazenado.
    c) Adquirir novos conhecimentos.
    Por sua multiciciplinaridade, IA acaba abordando conceitos considerados computacionais, mas que estão ao alcance da mente humana.
    a- Estudo da ciência da computação.
    b- Desenvolvimento de inteligência nas máquinas.
    c- Inteligência não natural.
    Darcy Larangeira – estudante de TI – CEUCLAR Centro Universitário Claretiano

    Like

  22. Lingua Portuguesa, Figuras de Pensamento:

    Figuras de pensamento são as que sem modificar o sentido próprio das palavras, modificam a expressão do pensamento para lhe conferir maior fôrça, beleza ou vivacidade. Dependem únicamente do torneio dado ao pensamento pela energia e graça que leh imprimem certas emoções. São as seguintes as prinvipais figuras de pensamento:

    * Antítese
    *Apóstrofo
    *Comparação (Símile)
    *Eufemismo
    *Exclamação
    *Interpretação
    *Ironia
    *Litote
    *Perifrase
    *Prosopopéia
    *Reticência
    Silveira Bueno (A formação histórica da Língua Portuguêsa, pág. 185, 2ª ed.)
    Esses processos são: a *composição e a *derivação (composição vocabular)

    Like

    • Antíteses -Antitesis
      Camões

      Alma minha gentil, que te partiste
      Tão cedo desta vida descontente,
      Repousa lá no Céu eternamente,
      E viva eu cá na terra sempre triste.

      Se lá no assento etéreo, onde subiste,
      Memória desta vida se consente,
      Não te esqueças daquele amor ardente
      Que já nos olhos meus tão puro viste.

      E se vires que pode merecer-te
      Alguma cousa a dor que me ficou
      Da mágoa, sem remédio, de perder-te;

      Roga a Deus que teus anos encurtou,
      Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
      Quão cedo de meus olhos te levou.

      Like

      • A prosopopeia (ou prosopopéia, na ortografia “antiga”, mas que ainda está valendo), segundo o “Aurélio”, é uma figura de linguagem pela qual se dá vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas, e se empresta voz a pessoas ausentes ou mortas e a animais; personificação, metagoge.

        Por exemplo: “O galo cantou”. O verbo cantar é uma ação humana.

        Like

      • Litotes

        Lítotes consiste em afirmar o positivo pelo negativo, ou seja, nega-se o contrário do que se deseja afirmar (negação do oposto ou contrário). Quando dizemos, por exemplo, que “Paulo não está no seu juízo perfeito”, nossa intenção é, na verdade, dizer que “Paulo está louco”. Essa atenuação do pensamento serve à ênfase dissimulada, o que aproxima o Lítotes do eufemismo e da ironia. Daí considerar-se esta figura de linguagem sinônima aproximada de Eufemismo e antônimo de Hipérbole (exagero).

        • Categorizado como o gênero da falsa modéstia ou da cautela diplomática, o termo surge pela primeira vez na nossa língua em 1873 – liptotes – por influência do francês li(p)tote, que, por sua vez, deriva do latim litotes e este do grego litótes, que significa simplicidade, exigüidade.

        • É empregado tanto na linguagem coloquial:

        => Não ignoro que…; Não esqueço de que…; Não poucas vezes…

        • Quanto na literária:

        => “Rubião, ao contrário, gostou de ver que o homem não se esquecera da conversação” (Machado de Assis, Quincas Borba, cap. XXIX).

        • Na frase, “não esquecera” está por “havia se lembrado”.

        • O Lítotes, por vezes, também se aproxima da ironia, como nesse fragmento de Singular Ocorrência, em Histórias sem data, de Machado de Assis: “Não era costureira, nem proprietária, nem mestra de meninas; vá excluindo as profissões e lá chegará”.

        Fonte: recantodasletras

        Like

  23. PROFESSOR
    Novos tempos, novas tecnologias em todas as áreas, novas exigências cobram desse operário do saber um exercício gigantesco para antecipar-se ao futuro. Pena que os políticos tenham há muito, esquecido dessa nobre profissão. Neste momento da história, século 21, o conhecimento começa a ser um bem muito valioso e objeto do desejo. Com esse olhar, tomamos a liberdade de acreditar que a hora é esta e que já chegou o momento de valorizar esse profissional, oferecendo-lhe condições e ferramentas de trabalho, tempo para dedicar-se à sua obra, que é construir o saber, e tempo livre para recarregar as baterias, pois como todos os profissionais, o professor não pode e não deve trabalhar tantas horas por dia como vem acontecendo.
    Lendo: Arthur Schopenhauer – Teremos uma visão clara da sede de saber que agora renasce.
    * Danzig, Prússia, atual Gdansk, Polônia – 1788 d.C
    + Frankfurt, Alemanha – 1860 d.C
    A obra está dividida em quatro livros. O primeiro trata da teoria do conhecimento, iniciando-se por Kant, para quem o mundo só é conhecido em sua aparência, e pelos fenômenos que relacionam as coisas entre si.
    No livro II, trata do homem, do sujeito que conhece os fenômenos, conhece a si mesmo externamente, mas não pode conhecer sua própria essência. No entanto o homem pode conhecer a Vontade, que é algo em si mesma, independente de aparências. E conclui que essa “coisa em si” é a essência e a força não apenas do homem mas de todo o universo, e sua permanente insatisfação é a causa de todos os males.

    Like

  24. AS CERTEZAS QUE TEMOS!!
    01- Todos sem exceção partirão um dia.
    02- Todos buscam preencher os espaços em suas mentes e em suas emoções.
    03- Todos buscamos fontes de conhecimento ou simplesmente agregar conhecimento
    04- Todos nascemos livres, viveremos livres e partiremos livres.
    05- Todos sabemos que é impossível parar de estudar.
    06- A excelência do que fazemos vem pela prática, e fazer o bem é como fotografias, quanto mais temos mais queremos.

    No mundo contemporâneo, a necessidade de obter conhecimentos e de estar sempre atualizado é evidente em todos os segmentos. Os profissionais estão compelidos a buscar ininterruptamente informações para o bom desempenho da profissão, seja através de livros, internet, revistas, meios de comunicação, encontros, convenções, congressos e seminários, de tal modo que estes ampliem a visão de simples especialista para a especialista-generalista.

    Darcy

    Like

  25. Treinar é habilitar para o melhor desempenho de atividades.
    Para receber o melhor de um treinamento, você precisa estar motivado da melhor maneira possível, ou seja, sentir uma grande atração pelo que vai aprender.

    Existem outras motivações, como uma grande necessidade de aprender algo, ou até mesmo a obrigação de aprender. Todas ajudam, mas a meu ver a mais produtiva é aquela onde você está bastante interessado e sem nada de imposição, quando tem realmente uma paixão.

    Quando você de fato tem muita motivação você tornar-se em um auto-didata, aprendendo por conta própria, pela Internet, através de livros ou até mesmo sozinho pelo método de tentativa e erro e também procurando bons livros e bons cursos.

    Antes de investir tempo e recursos no aprendizado de uma profissão devemos parar um pouco para analisar em nós de que realmente mais gostamos de fazer, qual nossa vocação e talento, o que sentimos facilidade de fazer e o que fazemos bem feito. Então quando descobrirmos devemos investir tempo e recursos no aprendizado para que venhamos a fazer ainda mais bem feito e de preferência, muito bem feito, o que já fazemos. Se estamos trabalhando em algo que gostamos muito, pelo qual sentimos uma grande atração então estaremos sempre motivados e não precisaremos que ninguém nos lembre nem nos mande trabalhar, assim como não estaremos olhando o tempo todo o relógio para saber se está na hora de ir embora. Assim como também estaremos fazendo com atenção, caprichando muito no que fazemos e sempre estudando com interesse para fazer ainda mais bem feito a cada dia. Trabalhar no que gostamos sempre é prazeroso

    Like

  26. Crianças e jovens, mais tempo no recinto da escola. Gilberto Dimenstein escreveu:
    Folha de SP- 24/102011.
    Todos estão falando do desvio de recursos do Ministério dos Esportes. Mas o que me incomoda, ainda mais do que o dinheiro desviado, é como a ladroagem mata uma boa ideia, capaz de ajudar quem tem pouco ou nada.

    E o Segundo Tempo, programa que serviu de base para gatunagem, é uma boa ideia.

    Sempre defendi que o processo educativo deveria deixar os estudantes mais tempo na escola e usando todos os espaços possíveis da comunidade. Sabemos que em comunidades pobres a violência é provocada também pela falta de lazer. Vemos, em várias partes do mundo, como o esporte serve para ajudar a paz em bairros conflagrados.

    Gosto ainda mais da ideia da escola servir como articuladora de espaços na comunidade. Quando tanto se fala em aumentar o horário escolar, o esporte é mais uma das atividades possíveis.

    Como a escola não tem condições de administrar todo esse processo, o óbvio é chamar entidades comunitárias.

    A corrupção trouxe desconfiança sobre todo o programa, atingindo os mais pobres. Esse é o pior preço de todo esse caso de corrupção –e isso não tem preço.
    Gilberto Dimenstein

    Fazemos nossas suas palavras. O Brasil é grande, tem um solo espetacular, ricas fontes de água potável, enormes jazidas ou minas de metal precioso, sem falar em combustíveis, desde etanol até gaz methano, energia solar, aeólica e petróleo.
    Um povo feliz em si mesmo, canta, cria, acredita em promessas, ganha pouco mas constrói muito, porque a genialidade das idéias que surgem nos laboratórios, onde há recursos materiais e financeiros, são de causar inveja.
    Falta-no aplicar todos os esforços na área da educação, não apenas desejar que todos saibam ler e escrever, é necessário ir mais além. Que o letrado saiba interpretar o que lê, saiba quando associar suas idéias e desejos à de outros, saiba que os sonhos podem tornar-se realidade e que a nossa alma é a vontade de viver e ser feliz, e quando isso acontece, queremos que muito mais pessoas sejam felizes também, tudo faremos para ajudar a alcançar as metas e transformar os sonhos em realidade. Não é um fala fazia, é com base em tantos bons exemplos que temos a coragem de empreender, porque há sempre muita chance de tudo dar certo, em razão de que se tivermos a coragem de fazer a nossa parte, Deus tem a coragem de cumprir o que nos prometeu, “onde colocares a planta de teus pés, ali te abençoarei” basta que saibamos dar graças. Ser gratos e partir o nosso pão com aqueles que não tem e ensiná-los a trilhar o caminho que lhe está proposto, que não sejamos estátuas, mas sim alguém feito para pensar que nunca estamos sós.

    Darcy – Conhecimento é um bem da humanidade.

    Like

  27. Finanças & Controle Financeiro

    Curso rápido; apenas vinte (20) horas.
    Publico alvo: Jovens e adultos com ou sem fonte pagadora.
    Objetivo: Discutir o por que de tantas pessoas viverem sempre pagando juros e permanecendo endividadas.
    -Conteúdo programático:

    01-O que é o sistema financeiro, como funciona, e qual a sua importância na vida das pessoas.
    02 manuseio de planilhas,
    03- conceitos e operações de fluxo de caixa.
    04- teorias de caĺculos para regime de aposentadoria por meio de Previdência Privada.
    05- administração do fluxo de encaixa.
    06- Trabalhos de avaliação.

    Custo para participar do curso, um (1) kilo de alimento não perecível.

    Inicio: 20 de janeiro de 2012
    Inscreva-se: enlinux@operamail.com – Aguarde resposta.

    Like

  28. Projeto auto-sustentável – um sonho possível.
    Ao recebermos aulas de informática, montar, desmontar computadores usados e também computadores antigos. Aprenderemos a montar e reparar computadores mais modernos, saberemos também com remodelar as torres, aprenderemos a otimizar e potencializar as antigas máquinas, preparando-as para sua sobrevida, saberemos também a montar servidores para pequenas redes, configurar internet em circuito fechado. Assim, os jovens, bem como adultos descobriremos a nossa vocação e desenvolveremos o nosso talento, criando postos de trabalhos para assistentes de serviços e atendentes, podendo prestar serviços de manutenção, montagem e venda de computadores antigos.
    Uma escola para hoje sermos melhores do que ontem, e termos a excelência amanhã.
    E o mais interessante que a matéria prima para essa escola ou para essa área de trabalho é doação de pessoas que desejam apoiar a formação de pessoas melhores para um mundo melhor.
    Projeto 01 -Lorena.

    Like

  29. A PROFISSÃO QUE TEMOS E A PROFISSÃO QUE QUEREMOS!

    Às vezes nos deparamos com algumas perguntas que parecem nunca serem respondidas. Por ex.: Qual a melhor profissão? Por que não estou na profissão dos meus sonhos?

    Primeiramente vamos definir a nosso modo qual é o valor de uma profissão!.
    01- Toda profissão, todo trabalho dignifica o caráter, isto é, traz dignidade.
    02- Claro está que estamos falando de profissões lícitas, legais.
    03- Em todas as atividades humana há uma razão de ser, e a principal meta é trazer a nossa independência, pois o ser humano é um ente independente, deve ganhar o seu salário dignamente, para obter o seu sustento dignamente.
    04- Quando trabalhamos, exercemos uma profissão, não estamos simplesmente nos ocupando, estamos fazendo algo para os nossos semelhantes, porque há uma relação direta na interação das atividades. Isso seria como alguém preparar a terra, outro semear as sementes, Deus abençõa com a estrutura climática, dando o sol, a chuva, o vento, pois esses ingredientes são a certeza de que Deus faz o que o ser humano não conseguirá fazer.
    05- Ao estar maduro o campo, faz -se a colheita, alguém transporta, alguém processa o beneficiamento, e por fim nas gôndolas das lojas distribuidores, alguém vende, alguém compra e por fim todos se alimentam com os frutos do trabalho daquele que preparou e semeou a terra.
    06- A mesma sequência há no campo industrial, no mercado econômico, tal como as formigas, todos nós realizamos uma tarefa importante cuja tradução é. Estabelecer a Paz social, gerando empregos e renda para que todos de igual modo sejam livres, independentes, ganhando o seu próprio sustento.
    07- Quando entendemos a importância da nossa atividade, descobrimos que estamos exercendo a melhor profissão. Temos portanto, a resposta.

    Darcy -Estudante de TI – Ceuclar – Centro Universitário Claretiano.

    Like

  30. ESTILOS DE APRENDIZAGEM: Sensoriais e intuitivos; visuais, auditivos e cinestésicos; e ativos reflexivos.
    Jung (1971) definiu que as pessoas percebem o mundo por duas formas: sensorial e intuitiva. A maneira sensorail fundamenta-se na observação por meio dos sentidos; a maneira intuitiva de observar o mundo envolve imaginação e palpites.

    Pessoas sensoriais são detalhistas e preferem resolver seus problemas de forma organizada e padronizada, gostam de fatos, dados e não gostam de “surpresas”. já as pessoas intuitivas preferem novidades e complicações, mas não se preocupam com os detalhes – são bons para quebrar paradigmas e incorporar novos conceitos.

    Pessoas intuitivas aprendem mais facilmente por simbolos que os sensoriais. Se considerarmos que as palavras são símbolos, quando lemos podemos associar as palavras ao que elas representam – exercício é natural para os intuitivos e dificultoso para os sensoriais. Essa dificuldade, ou lentidão, que os sensoriais apresentam para traduzir as palavras em símbolos representa, por exemplo, uma demora na compreensão do significado de um texto, configurando-se, assim, em uma desvantagem em relação aos intuitivos.

    http://konlinux.com – fundada em 2002 – Conhecimento é um bem da humanidade.

    Like

  31. PARABÉNS!
    Parabéns aos participantes do curso de Idiomas e Informática, neste projeto. Parabéns aos dirigentes, staff, secretárias, técnicos de suporte, professores, alunos.

    O curso que se iniciou em 11 de julho de 2011, inicialmente com 11 alunos, encerrará o semestre com 40 inscritos e 30 concluintes, 30 pessoas que acreditaram e compareceram enfrentando as intempéries, vencendo as dificuldades do cansaço, da labor diário, vencendo o trânsito e demais dificuldades, compareceram abrilhantaram o curso, participaram, opinaram, incentivaram os colegas, auxiliaram em tudo que lhes foi solicitado, no sentido de integração e realização com muito êxito.

    O Projeto_01_Lorena é um exemplo de que quando queremos e combinamos, Deus faz a obra, e em tudo damos graças.

    Para 2012 – o projeto será a imagem e semelhança dos participantes, isto é, forte e vigoroso, cheio de inovações e novidades, mostrando à cidade, ao Estado, ao Brasil que somos todos capazes, basta que nos permitam e nos dêem liberdade para pensar e agir, que com saúde, paz e Fé, muito podemos e muito realizamos, transformamos sonhos em realidade. Inventamos o Futuro.

    Darcy – instrutor de Informática e Idiomas.

    Like

  32. DA ESCOLA + PROFESSORES + ALUNOS = Que temos para a Escola + Professores + Alunos que todos queremos:

    Quando nossas crianças, jovens e adultos estiverem praticando esportes, com suporte, recursos, e entusiasmo as cadeias e prisões estarão mais e mais vazias. porque o prazer de viver, passa, sem dúvida alguma pela qualidade de vida.
    Para alcançarmos níveis de qualidade de vida temos que mudar a cultura do ter, para a cultura do ser. Sempre que as pessoas se sentem valorizadas, elas se enchem de prazer pela vida e compartilham esse sentimento com os seus semelhantes, pode haver competição, porém será competição na demonstração dos resultados do trabalho honesto, digno, e compartilhado com a sociedade em que estamos inseridos.

    As pessoas estão vivendo mais, graças aos avanços alcançados, porém é importante que vivamos mais e mais com qualidade e paz.

    Projeto_01 Lorena – Educação não formal – Ajudando a formar pessoas, gente.

    Like

    • Há uma próxima relação da modalidade ativa com pessoa extrovertida, segundo Myers(1995), e modalidade com pessoa introvertida. Essa relação foi concebida porque pessoas ativas preferem a experimentação que envolve uma ação com a informação para que ela seja compreendida, como, por exemplo, discutir, explicar ou testá-la; já as pessoas reflexivas, também introvertidas, envolvem o processamento e a reflexão introspectiva da informação.

      Like

  33. CAPITULO I –
    CAMINHOS PARA INCENTIVAR ADOLESCENTES A OBTEREM ESTÍMULO PELOS ESTUDOS. (Isto é, como transformar os resultados dos estudos em um desejo e vontade que mereçam todo esforço mental, fisíco e dedicação maior).

    Estimulo, vontade e desejo são sinônimos?
    Estímulo (Larrousse) – stimulus, aguilhão, incitamento. “1- Aguilhão, 2- Incentivo, Impulso. 3- fig. brio, honra, dignidade”.

    Vontade (Larrousse) – “do latim(voluntas, voluntatis). 1- Faculdade de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos. 2-Firmeza moral, determinação. 3- Desejo, intenção, 4- Capricho,veleidade. 5-Necessidade física ou psíquica.”contra vontade,’sob coação’.

    Desejo (Larrousse)- 1-Ato de desejar, 2- Vontade de possuir ou fazer algo. 3- Anseio, ambição.
    Como acabamos de ver no dicionário, “estimulo é diferente de vontade e desejo”.
    O que estamos buscando é a compreensão de como uma pessoa pode estimular-se a iniciar os estudos ou estimular-se a investir numa vida de estudante, descobrindo ao longo dos estudos o prazer de estudar.
    * Recorremos à ciência “Logoterapia”. Logos é uma palavra grega e significa “sentido”.
    A Logoterapia concentra-se no sentido da existẽncia humana, bem como na busca da pessoa por esse sentido. Para a Logoterapia, a busca de sentido da vida de uma pessoa é a principal força motivadora, estimuladora. Então estamos bem próximos de entender o que é estímulo. Para obter estímulo é preciso haver motivo. em outras palavras; a pessoa deve buscar motivos para conseguir o estímulo necessário, a fim de que possa: com visão numa meta, ter vontade de continuar estimulada a estudar. Conclui-se que devemos falar de uma vontade de sentido, a constrastar com o princípio do prazer (ou, como também poderíamos chamá-lo, a vontade de prazer), no qual repousa a psicanálse freudiana, e contrastando ainda com a vondade de poder, enfatizada pela psicologia adleriana através do uso do termo “busca de superioridade”.

    A busca do indivíduo por um sentido é a motivação primária em sua vida, e não uma “racionalização secundária” de impulsos instintivos. Esse sentido é exclusico e específico, uma vez que precisa e pode ser cumprido somente por aquela determinada pessoa. Somente então esse sentido assume uma importãncia que satifará sua própria vontade de sentido.

    O primeiro passo seria: que o adolescente recebesse a tarefa de, por meio de suas próprias pesquisas, estabelecer uma meta profissonal e em que prazo.

    Quando há um pódium a ser conquistado, o atleta tudo fará para alcançar o primeiro lugar e de posse desse desejo, inicia-se os estudos propriamente ditos, oferecendo ao, estudante, os recursos e suportes para que desenvolva as suas habilidades, “capacidade, destreza, agilidade” conquistando a segurança e certeza de que as suas metas serão alcançadas.

    Like

  34. Existem coisas que o Dinheiro não compra. Uma dessas coisas importantes chama-se Conhecimento. Buscar e agregar conhecimento já é um ato de inteligência.

    Aprenda o melhor do PHP, PostgreSQL, JavaScript, CSS, HTML/XHTML e da Lógica de Programação para construir Sites Verdadeiramente Profissionais;

    Atue no mercado profissional da Internet, crie WEB Sites dinâmicos com conexão a Banco de Dados e recursos de e-commerce;

    Com o PHP desenvolva a estrutura das decisões lógicas e do processamento das informações do Site;

    Com o Java Script crie procedimentos para tratamento das informações de usuários e gere os formulários de entrada de dados do Site;

    Conheça as etapas de criação, ativação e manipulação de um Banco de Dados PostgreSQL, conectado a um WEB Site;

    Entenda o código do CSS e HTML/XHTML, para criar, depurar ou refinar as suas páginas WEB;

    Aprenda a utilizar e adaptar em seus projetos de Sites Profissionais as muitas bibliotecas em PHP e Java Script, disponíveis gratuitamente na internet;

    Todos esses cursos estão à sua frente, bem aqui, o caminho é o teclado, com um clic será possível mudar uma história profissional.

    Like

  35. Fonte: http://www.escoladinheiro.com

    O factor tempo
    São raros os casos de bloggers que atingiram um enorme sucesso em muito pouco tempo. Atingir um determinado nível demora, e como tal, é necessário treinar e organizar a paciência. Não vale a pena desesperar ou imaginar que ninguém quer saber do que escreve. Simplesmente o que você escreve não é dado a conhecer.

    O conteúdo como principio
    O conteúdo é definitivamente a melhor estratégia que existe a curto e médio prazo. Produzir conteúdo de qualidade deverá ser sempre um objectivo. É importante também, tentar escrever em Português correcto e gramaticalmente funcional. Não vale a pena puxar demasiado pela sua cultura linguistica, sob pena de muitos utilizadores depois não compreenderem a sintaxe. Escreva de forma simples e concreta. Se conseguir, escreva conteúdo novo, único e recente. São semi-factores que o ajudarão a crescer na blogosfera a curto prazo.

    A importância de linkar para outros blogs

    Linkar para outros blogs é de facto um passo importante na sua estratégia de angariação de novos leitores. Primeiro porque ao linkar para um outro blog, você está a oferecer ao seu leitor a possibilidade de encontrar conteúdo relevante e relativo aquilo que ele está pesquisando naquele momento. Isso revela interesse da sua parte, em ajudar o leitor a complementar a informação que está a ler.

    Uma das regras importantes do link building é que não deverá ser exagerado. Linkar para todos os blogs e mais alguns é uma má estratégia que não trará grandes resultados a médio prazo. Seja selectivo nas suas escolhas, e só envie links quando a matéria que está do outro lado é pertinente para o seu leitor.
    Em adição, se você for benéfico para outros bloggers, eles provavelmente não se irão esquecer de si na altura em que acharem pertinente referir um outro blog.

    Like

  36. Graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas científicas, de cada cem nascimentos de bebês um número bem reduzido morre antes de completarem um(1) ano de vida.
    Graças a essa mesma evolução, as pessoas estão ultrapassando os cem anos de vida.
    Logo, concluímos que a população está envelhecendo, porque embora o índice de sobrevivência de recém nascidos seja alto, os casais estão tendo filhos mais tarde, lá pelos trinta anos, e o número de filhos por casal está em torno, conforme alguns registros, dois (2) filhos em média.
    Agora é o tempo de repensar algumas áreas, como a engenharia civil, as casas devem ter rampas de acesso e não mais escadaria. Os corredores internos devem ter corrimão para apoio de quem necessita. As portas devem disponibilizar controles de identificação de voz, de tato, de presença para dar segurança ao morador, no caso, com idade avançada e com pouca capacidade de movimentos ou de visão.
    Os transportes públicos devem ter elevadores, para quem desejar fazer seu uso e não somente para cadeiras de rodas.
    Em São Paulo, por volta de 1970, havia poucas faculdades de nutrição, hoje seu número é bem alto, graças ao valor que esses profissionais estão tendo no mercado de trabalho, porque os alimentos devem ser pensados, preparados e servidos dentro de técnicas e princípios nutritivos e de fácil digestão.
    Os ambientes da casa devem portar identificadores que facilitem a movimentação e segurança, prevendo o uso por pessoas com mais de noventa anos.
    Essa mudança de cultura não é coisa simples, hábitos, costumes, mercado e ganância devem ser repensados, em razão de que todos estamos trilhando a mesma estrada da vida.
    Darcy -estudante de TI CEUCLAR- Centro Universitário Claretiano.

    Like

  37. Para buscar melhorar os conhecimentos, conquistar a posição profissional etc.
    Precisamos responder a algumas questões:
    O que eu desejo mais ardentemente conquistar dentro de cinco anos?
    01- Meu diploma de curso superior? 02- Um curso de mestrado? 03-Conquistar um emprego que me dê uma remuneração a altura de minhas realizações como casa, carro, estudos para os filhos. 04- Falar duas ou mais línguas estrangeiras. 05- Aprender como administrar a minha vida profissional, financeira. 06 – Aprender como saber se estou no caminho certo no sentido de ser e não somente ter. Gostaria de participar mais na minha comunidade, sabendo lidar com as pessoas, trabalhar com e não contra, ser participante na melhoria do meio ambiente, contribuir com o meu trabalho ensinando o que eu sei a quem desejar e se mostrar interessado, como artes, idiomas, música, alfabetização.
    Quando podemos ter respondidas as perguntas que povoam a nossa mente, o nosso universo, podemos então buscar ajuda, meios para alcançar a realização daquilo que planejamos. E se não soubermos planejar, vamos buscar quem é capaz de nos ajudar.
    Mas para isso temos que mostrar que tipo de ajuda queremos, pois sem um destino, em vão viaja o caminhante.,

    Like

  38. Projeto 2011_01 Lorena.
    Por que é importante estudarmos linguagem de programação e desenvolvimento de banco de dados? Primeiramente, pelo simples fato de ter a liberdade de usar uma plataforma como “GNU/Linux” e Postgresql, Sem os custos abusivos de licenças, e com a liberdade de alterar o código para utilizar na medida de nossa necessidade, já vale a pena. E a linguagem PHP oferece leveza, robustez e segurança.

    Para que busca uma forma de prestar serviços ou estabelecer sua própria loja na internet. Não há nada mais inteligente do que dedicar algumas horas por semana na aprendizagem das técnologias que levem à sua condição de geração de empregos e renda. É mesmo sinônimo de autonomia.

    A melhor notícia é que apenas 26 % dos pequenos negócios estão na internet, isso nos incentiva a migrar para a internet e conquistar o tão sonhado sucesso no mundo dos negócios.

    Com um plano de negócios, um notebook, uma conexão banda larga, com bons programas de controles de estoques via internet, com boa criatividade é certeza de bons negócios.

    Ser proprietário, gestor, desenvolvedor, comprador, controlador e vendedor, com seriedade para cumprir as promessas feitas no site, um bom atendimento de pós venda, bons produtos, bons preços e condições de pagamentos, está pronta a receita de sucesso na internet.

    Este projeto 2011_01 Lorena mostra o caminho, basta você começar a caminhada.
    Se quiser vencer o assunto é nosso.
    Se quiser ficar a onde está, o problema é seu.

    Like

  39. Europa incentivando a iniciativa privada, a bertura de pequenos negócios, como forma de driblar a crise. Isso prova que a engenharia dos mega negócios, mega investimentos já não responde a geração de empregos e renda aliada à inovação.Todas as Leis do mercado estão sofrendo alterações. Já passamos por reengenharia, já robotizamos, já erguemos muros, já derrubamos muros, e tudo porque o ser humano não estava sendo levado em conta. Mas agora, aos poucos o cliente passa a ter razão, as chamadas classes sociais estão sendo forçadas a ver o próximo sem essa distinção de A, B ou C. Todos estão sendo vistos como importantes, pois quem é a indústria se não existir o mercado consumidor, que é o cliente, mercado consumidor se não há quem produza? Enfim, a sinergia é um dos mistério do Supremo Criador do Universo, criador da Agua, Mar, Outeiros, vales e Rios – AMOR PELO SER HUMANO. Essa palavra tão esquecida, tão desgastada é a chave para a solução de todos os problemas que a humanidade vem sofrendo, pois é um dos mandamentos, acreditem ou não. Amarás ao teu próximo com a ti mesmo.
    The staff at DW-AKADEMIE are committed to the promotion of independent journalism and freedom of the press. To reach this goal, they work in co-operation with electronic media specialists in transitional and developing countries, organising various educational and training programmes in a range of areas: training media professionals, providing longterm consulting and coaching services to TV and radio broadcasters before, during and after internal reorganisation or restructuring processes, developing and disseminating innovative production formats tailored to local or
    international needs, coaching people in the establishment of community radio stations and promoting the active use of new media and technologies. An equally broad range of journalistic skills and approaches ensures that the timing and content of DW-AKADEMIE’s training courses are precisely customised to match the respective target group’s needs and that participants learn professional, practical and theoretical skills in areas ranging from peace journalism to business reporting. This means that the courses are tailor-made and cover all the burning issues in international journalism.

    The German government has been pushing hard to encourage entrepreneurship and promote the creation of new businesses. It says a healthy start-up sector acts as an incubator for new ideas and better services. But for many people in Germany, the decision to start a new small business has little to do with a desire to be their own boss. They’re often motivated by a simple lack of alternatives.
    O mundo migrou para as redes web, impossível pensar a geração de riquezas sem passar pelo mundo da Tecnologia da Informação.

    Darcy -estudante de TI – CEUCLAR -Centro Universitário Claretiano.

    Like

  40. Se planejamos para um ano, devemos plantar cereais.
    Se planejamos para uma década, devemos plantar árvores.
    Se planejamos para toda a vida, devemos treinar e ensinar o Homem.
    “Confúcio”.
    O Projeto 01 em Lorena – Iniciado em 11 de julho de 2011- Está uma benção de Deus.
    Duas (02) turmas de alunos no curso de inglês, e com o apoio dos participantes, o projeto dará inicio ao treinamento de Informática, treinando e preparando tutores para atender a demanda.
    Darcy Larangeira – Estudante CEUCLAR – Centro Universitário Claretiano.

    Like

    • Nos dias de hoje, é preciso pensar menos em emprego e mais em trabalho. O fundamental é adquirir o conhecimento que vai gerar valor no mercado, não importando a forma com a qual esse conhecimento é transacionado, se por meio de carteira, consultoria, terceirização, contrato de compra e venda de serviço, ou outra qualquer. Esqueça o velho e surrado bordão de “arrumar um bom emprego com carteira assinada”. Troque-o pela possibilidade de adquirir conhecimento que venha gerar valor para os outros, empacote o seu conhecimento com competência e ofereça-o ao mercado na forma que ele deseja. Procure sempre pensar como empreendedor, ser dono de seu destino e nunca abandonar um sonho por medo de se arriscar num empreendimento
      As áreas para o profissional de TI que deseja empreender como prestador de serviços para web loja, são amplas, arquitetura, designer, desenvolvedor e por ai vai.

      http://www.e-commerce.org.br/empreendedorismo_web.php

      Like

  41. Por que é importante um curso de Educação não Formal?
    Os países desenvolvidos usam a educação formal cada vez da maneira mais flexível possível. Cresce no mundo inteiro a educação não formal, em que o diploma é apenas uma modalidade de formação, o curso superior não é obrigatório, pode-se optar pelo técnico ou mesmo por certificações”, diz.
    Para Formiga, o bacharelado tradicional é “uma rigidez” e deve-se apostar em outras formas de qualificação, como os tecnólogos e mesmo o ensino a distância. “Em outros países, a educação presencial e a feita a distância convivem harmonicamente.”  Segundo ele, o mundo inteiro já valoriza os cursos superiores de tecnologia e aposta mais na certificação do que na diplomação. “Há uma tendência, que está chegando também ao Brasil, de se valorizar mais as habilidades e competências do que o diploma”, diz.
    Essa tendência se reflete nos números do ensino superior. Segundo dados do Censo do Ensino Superior, o número de estudantes ingressos na educação tecnológica passou de apenas 38.386, em 2002, para 218.843, em 2008. Crescimento que supera em muito, percentualmente, o dos ingressos na graduação presencial, que foram 1.205.140, em 2002, e 1.505.819, em 2008. Destaca-se o papel das instituições privadas nesta mudança do perfil educacional, já que dos 218.843 ingressos na educação tecnológica em 2008, 194.484 (quase 90%) se matricularam em instituições de ensino superior privadas.
    O governo também percebeu a necessidade que o mercado tem de profissionais mais técnicos e passou a investir neste sentido: consolidou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que reservam 30% de suas vagas para tecnólogos, e investiu nas redes estaduais por meio do programa Brasil Profissionalizado.
    Os cursos superiores de tecnologia constituem um caminho – talvez o principal – para suprir a falta de mão de obra especializada no mercado. Luiz Edmundo Rosa explica que toda empresa precisa de muita gente com capacitação técnica, que vá trabalhar sem se preocupar com a pesquisa. São pessoas com currículo mais objetivo e centrado na prática. Para essa exigência do mercado, o ideal é o tecnólogo e não o bacharel. “Menos de 1% faz pesquisa e impõe aos outros 99% um curso que nada tem a ver com o que procura de fato. Em engenharia, por exemplo, só 10% dos formados vão trabalhar em sua área de formação, como engenheiros”, diz Rosa.
    Fonte: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12642

    Like

  42. O BRASILLINUX DOSVOX é um sistema operacional livre para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

    O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

    O que diferencia o BRASILLINUX DOSVOX (BD)de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no BD, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o BD estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.

    Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo BD é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.

    Em que consiste o BRASILLINUX DOSVOX?

    O programa é composto por:

    *

    Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;

    *

    Sistema de síntese de fala;

    *

    Editor, leitor e impressor/formatador de textos;

    *

    Impressor/formatador para braille;

    *

    Diversos programas de uso geral para o cego, como

    *

    Jogos de caráter didático e lúdico;

    *

    Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;

    *

    Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;

    *

    Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Acesso a Homepages, Telnet e FTP.

    *

    Leitor simplificado de telas

    ***Clique aqui para baixar o ISO (Live-DVD instalável 1.18GB)***

    A organização está legalmente instituída e recebeu do Ministério da Justiça brasileiro a qualificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. É regida por seu Estatuto Social, seu Código de Ética e seu Regimento Interno.

    Like

  43. Informática para Deficientes Visuais

    Deficiente Visual utilizando o computador

    O programa de Informática para deficientes visuais visa permitir que pessoas com deficiência visual digite, trabalhe com computadores e use a Internet.

    É um treinamento prático em Informática para pessoas com deficiência visual, até então impossível de ser realizado devido à inexistência da síntese de voz no ambiente computacional, o sistema usado é Linux, com uma metodologia de ensino de Informática para pessoas com deficiência visual que deseja usar computadores, .

    1 Vaga em aberto. (solicite via comment neste blog, indique nome e endereço da pessoa interessada, e a como podemos entrar em contato)

    O programa de Informática para Deficiente Visual promove a inclusão social, já que permite as pessoas com deficiência visual acessarem informações e ampliar conhecimentos e competências necessários ao trabalho.
    O curso é gratuito ao interessado.
    Objetivos

    • Capacitar as pessoas com deficiência visual a se tornarem usuários no ambiente computacional, a partir de um programa leitor de tela, é possível fazer uso da Internet;
    • Possibilitar a pessoa com deficiência visual melhor integração social e profissional.

    Metodologia

    O curso é ministrado a partir de aulas teórico-práticas, permitindo o contato do aluno com o computador.

    Público-Alvo

    • Pessoa com deficiência visual total ou parcial

    Pré-requisitos:

    • Idade mínima de 16 anos
    • Ser alfabetizado

    Carga horária e conteúdo desenvolvido:

    Digitação, formatação de documentos, todas as atividades inerentes ao serviço de escritório

    Material Didático próprio e exclusivo por aluno.

    Dedicado, exclusivo ao aprendiz.
    K.L-Konlinux – Conhecimento é um bem da humanidade.

    Like

  44. Vantagens do Uso da Internet no Ensino
    O uso da Internet na educação facilitará muito o processo de ensino. Através dela, é possível criar ambientes virtuais de aprendizagem, onde o aluno encontra a matéria a ser estudada e as tarefas a serem feitas. Essas “salas de aula virtuais” permitem que o processo de aprendizagem possa ocorrer em diferentes locais e não só na sala de aula tradicional. Além disso, através desses ambientes, os alunos podem estabelecer seus horários de estudo de acordo com suas necessidades, podendo gastar mais ou menos tempo que o habitual no aprendizado de determinadas matérias, ou seja, o aluno, no seu próprio ritmo, irá avançando com o conteúdo e enfrentando a resolução de problemas até que o aprendizado obtido seja suficiente para atingir os objetivos propostos. Assim, o aluno desenvolverá seu programa individual de estudos e poderá assistir “aulas” ou “palestras” em qualquer escola, não havendo distância para estudar; isso fará com que o processo de aprendizado deixe de ter um caráter passivo e passe a ser mais dinâmico e motivador, o que permite que o aprendiz desenvolva mais seu raciocínio, sua autonomia e até a sua capacidade de aprender a aprender, e faz com que essas qualidades se reflitam tanto no seu futuro pessoal quanto no profissional.
    Rede mundial de informação, a Internet pode ser utilizada como uma gigantesca biblioteca onde são encontrados uma infinita variedade de assuntos. Dessa forma, a busca de informações é facilitada e os alunos acabam sendo motivados a pesquisar, surgindo neles a chamada “sede de conhecimento”. Essa vontade de buscar informações é importante pois estimula o desenvolvimento de capacidades como de criar, questionar, selecionar informações e encontrar soluções para os problemas propostos; capacidades estas, que também são necessárias para um participação ativa nesse mundo globalizado dos dias atuais.
    A Internet também permite a troca de conhecimentos com outras pessoas, as quais podem estar até do outro lado do mundo. Nesse caso, a aprendizagem cooperativa é possível através da troca de mensagens eletrônicas (e-mail), das videoconferências e das salas de bate-papo (chats). Por esses métodos é possível conhecermos mais sobre a cultura de outros lugares falando com os próprios habitantes do local, pode-se discutir soluções de problemas com pessoas de escolas ou universidades diferentes, entre outras vantagens. Essa forma de uso da Internet como ferramenta educativa é importante pois a aprendizagem cooperativa faz com que o aluno aumente muito a sua capacidade de desenvolvimento através da interação com outras pessoas. Essa importância também é destacada por Vygotsky (LEITE, 1998), que diz que “a interação propõe a convivência entre leigos e experts no processo de ensino/aprendizagem.” Segundo ele, o ser humano é capaz de construir conhecimento sozinho até um certo nível, denominado nível de desenvolvimento real; mas a pessoa pode ir além desse conhecimento se for auxiliada por um parceiro mais competente.

    Fonte: http://ucsnews.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/ensino.html

    Like

  45. O projeto visa preparar todos aqueles que se inscreverem e participarem ativamente.
    Essa meta tem como exemplo os gênios do futebol. A razão de se conhecer alguns astros dessa modalidade é a abundância de futebol de várzea, a cada bairro, a cada canto das vilas e cidades há uma quadra e times e mais times de jovens, meninos e meninas correndo atras de uma bola.
    Logo, alguns vão descobrindo o seu potencial e tudo fazem para dar continuidade, claro que há uma sem número de variáveis envolvidas numa carreira brilhante e de sucesso.
    Porém, é nossa obrigação, nosso dever, reconhecer que a vivência, o dia a dia é o melhor instrutor, a melhor escola, a melhor didática. Por isso, o projeto objetiva criar oportunidades e condições com base no próprio esforço e disciplina, para que na cidade que o projeto estiver, o trabalho seja reconhecido pelos resultados, e que todos possam alcançar as suas metas, tornando os treinamentos um momento de festa, de prazer, e que a metodologia aplicada seja sempre o resultado do esforço de todos, direção, instrutores, aprendizes, colaboradores, parceiros.
    “Se há um mapa, um barco e um destino, com o vento soprando nas velas içadas, a chegada ao porto é certa e segura”.
    Se Deus é por nós quem será contra nós?
    Darcy Larangeira – Estudante da CEUCLAR- Centro Universitário Claretiano.

    Like

  46. Aconselhável aprender a olhar para nós mesmos. Há perguntas que podemos fazer a nós mesmos. Há respostas que somente os outros podem nos dar. Se cultivarmos a humildade de reconhecer que somos uma obra em andamento, entenderemos que no final da nossa construção seremos apresentados à perfeição. Então mãos à obra, ao trabalho, por nós e pelos nossos semelhantes.
    Como professores, chefes, conselheiros, dirigentes, somos vulneráveis perante nossos pares. Temos que notar que as pessoas lentamente podem retirar a máscara. O estilo de ensino exige que falemos dentro dos grupos, e começaremos a nos dar conta de que somos pessoas e estamos entre pessoas, e que cometemos erros, assim como todas as pessoas. Essa revelação cria abertura, caminhos para aprendermos sempre, uns com os outros.
    Creio que a vulnerabilidade é de importância primordial. As pessoas procuram imitar o líder. Se o líder se apresentar como a pessoa perfeita, as pessoas terão dificuldade e se fecharão. Jesus não tinha problema algum em dizer aos seus discípulos: “Meu coração está perturbado”. Um dos apóstolos, Paulo, mostra suas próprias dificuldades e admite não ser uma pessoa perfeita. É bom para as pessoas que nos ouvem saibam que passamos pela mesma dor, sofrimentos e tentações que os outros. Precisamos ser pessoas com integridade, e a integridade exige que sejamos por dentro o mesmo que mostramos por fora. Creio que isto é vulnerabilidade. Vemos em nossa própria vida pessoal que a nossa vulnerabilidade e a nossa força é uma abertura para que as pessoas se ajudem na busca da perfeição dos seus atos, seus caminhos, suas obras, porque tudo passa, o que fica são os ensinamentos e o conhecimento do que é perfeito.

    Oh! Bendito o que semeia
    Livros… livros à mão cheia…
    E manda o povo pensar!
    O livro caindo n’alma
    É germe — que faz a palma,
    É chuva — que faz o mar.

    xxxxxxxxxxxxxxxxAntônio Frederico de Castro Alves
    xxxxxxxxxxxxxxxxde O Livro e a América (Espumas Flutuantes, 1870)

    Like

  47. Este projeto tem uma forma diferente de operar, em virtude de que seus colaboradores, quando ministram aulas, não somente passam as instruções da disciplina, mas instruem como o aprendiz deve iniciar o curso.
    01- O candidato ao curso define a sua meta, o seu desejo de agregar conhecimento e por que. Com base nos objetivos de cada aprendiz, formam-se as turmas que aqui são chamadas de equipes.
    02- Muitos aprendizes que participam dos cursos de idiomas, informática e outras disciplinas tem consciência de que o Projeto não tem o objetivo de substituir a educação formal, em sala não se usa o termo estudar, mas aprender, desenvolver uma habilidade, cuja meta é treinar o aprendiz no desenvolvimento de uma habilidade que compõe as tarefas da área profissional que o mesmo planejou atuar, tão logo o seu treinamento esteja concluido.
    03- Ao longo dos treinamentos, o aprendiz pode descobrir que tem habilidades, aptidão para várias outras áreas profissionais e que o treinamento é mesmo uma porta para a empregabilidade. O aprendiz reconhece que as fontes de informações que o projeto coloca à sua disposição, se bem pesquisadas, estudadas, analisadas agregam conhecimentos que o levarão a ser um profissional com um grande diferencial no mercado econômico e profissional.
    04- O Projeto não é uma obra perfeita, e com essa visão de que todos os envolvidos, são participantes de uma aprendizagem que os leva a melhorar em todas as áreas da vida, faz com que o projeto seja um exemplo de que não está em atividade para substituir os sistemas formais, que contribui para o desenvolvimento humano de todos, Instrutores, Aprendizes, Dirigentes, Colaboradores e Desenvolvedores.
    Querer é Poder – Quando decidimos Deus Aprova. E se Deus é por nós
    Quem será contra Nós?

    Like

  48. Idiomas é parte nobre dos códigos de comunicação.
    Como sabemos que existem muitas variáveis para que a comunicação se complete, a linguagem falada tem nos símbolos, quando escritos, o lugar três. O posto número 1 está com o contato, isto é, mesmo à distãncia é possível haver o contato, seja por fumaça, por projeção como sombra ou ondas na água. A posição 2 é ocupado pela necessidade e pelo valor dos objetos envolvidos, sejam eles concretos ou abstratos. Vindo então a necessidade de transformar os sons em sinais e esses em figuras e por em letras. O quarto lugar é ocupado pela expresão, pelo silêncio, pelo local em que se dá a comunicação, locais como igrejas, clubes, campos, lares, e a comunicação exige que a cultura dos envolvidos seja explícita pois um aperto de mão é importante para ocidentais, e não o é para os orientas, um abraço é tudo para os que se amam, uma gesto como continência é uma demonstração de respeito nas fileiras militares. E assim. os povos construiram os seus códigos, legando a nós outros a oportunidade de nos comunicar com todos através dos fantásticos códigos que chamamos amavelmente de idiomas: Inglês, Espanhol, Brasileiro, Indú, Alemão ou Deutsch ou Tedesco. Que Deus nos dê muita paz e inteligência para falar a lingua das gentes.

    Like

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.